Terapia sistêmica: tudo que você precisa saber!

Em algum momento você já parou para pensar que um indivíduo nunca deve ser avaliado isoladamente? Obviamente, ninguém consegue viver sozinho, e exatamente por esse motivo muitas relações interpessoais são construídas ao longo da vida.

Diante deste cenário, surgem problemas e mudanças internas, que muito têm a ver com as relações que um indivíduo estabelece com o meio e também com as pessoas que estão próximas.

Por este motivo, um terapeuta sempre tenta enxergar seu cliente como um todo, valorizando todos os seus aspectos – culturais, sociais, econômicos, físicos e outros.

Embora isso possa ser feito nas terapias “comuns”, dificilmente elas darão conta de entender todas as relações que o indivíduo estabelece, já estabeleceu e ainda estabelecerá.


 
Com isso, surge a Terapia Sistêmica, a qual você conhecerá com maiores detalhes a seguir!

O que é a Terapia Sistêmica?

Trata-se de uma abordagem diferente do indivíduo, que tem como foco as relações que este estabeleceu no passado, estabelece no presente e ainda estabelecerá no futuro.
A ciência comprovou que muitos dos conflitos internos podem estar relacionados com essas redes interpessoais, as quais devem ser consideradas no processo terapêutico para buscar a cura do indivíduo. 

Como ela surgiu?

Embora tenha sido aperfeiçoada nos últimos anos, a Terapia Sistêmica teve suas origens com o antropólogo Gregory Bateson, junto com sua equipe, na tentativa de entender a comunicação estabelecida dentre famílias esquizofrênicas. Outros antecedentes podem ser encontrados dentro da psicanálise. 

Nas décadas de 1950 – 1960, a complexidade e variabilidade de todas as terapias sistêmicas receberam essencial contribuição a partir da Teoria Geral dos Sistemas, proposta por Ludwig von Bertalanffy e, em 1962, foi lançada a revista Family Process, pelos pesquisadores Jackson e Ackerman, que trabalhavam na equipe de Gregory Bateson, na pesquisa sobre famílias esquizofrênicas e possíveis terapias e tratamentos para seus indivíduos.

Desde então, houve uma disseminação dos conhecimentos, e cada vez mais, aumenta a procura por esta modalidade terapêutica – bem como os interessados em especializar-se na área, para então, auxiliar no processo da cura dos indivíduos. 

Qual sua aplicabilidade?

Apesar de ser um processo extremamente complexo, a Terapia Sistêmica tem sido utilizada para a resolução não só de conflitos internos, como também em outras áreas – a exemplo do direito e da medicina.

De uma forma geral, ela pode ser empregada nas seguintes situações:

Entendimento e resolução de conflitos familiares;
Problemas no trabalho;
Descoberta de pontos-gatilho de estresse e transtornos mentais;
Melhora das relações do indivíduo;
Cura de Trauma,  Stress Pós Traumático e fobias em geral.

E muito mais. Cabe ao terapeuta direcionar o seu cliente e reconhecer quando há necessidade de optar pela Terapia Sistêmica.

É importante ter em mente que não existem contraindicações para esta modalidade, e obviamente, ela será benéfica para todos os indivíduos – afinal, todos os seres apresentam dores, e muito provavelmente, elas têm base nas relações estabelecidas com outras pessoas. 

Sendo assim, pode-se concluir que todas as vertentes da Terapia Sistêmica podem ser unidas em um único conceito, que é o de entender e aprofundar-se nas relações que um indivíduo estabelece com objetos e/ou outros indivíduos, estabelecendo redes.  

OLINDA GUEDES é mãe de muitos filhos lindos. Sua primogênita é Nina Maria. Apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras.  A Verdade Sobre o Sofrimento Humano é o terceiro livro de sua autoria.

Sabe que tudo o que coração for capaz de saborear, os olhos serão capazes de testemunhar. Ela ensina sobre isso.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola Real, uma Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

 https://sabersistemico.com.br/@olindaguedes
https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/
https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes
https://www.instagram.com/olindaguedes/
https://escolaolindaguedes.com
 
Venha fazer parte da “Escola Real Saber Sistêmico – Olinda Guedes”. 
Um espaço de encontro e convivência online,* dos seus alunos e/ou participantes dos Grupos Terapêuticos de Constelações Sistêmicas, conduzidos por ela.

 ?? http://bit.ly/EscSaberSistemico-Oli

Ao entrar no grupo, apresente-se.  Depois vá até o início e procure ler a mensagem de boas-vindas, com informações importantes sobre nosso modo de caminhar juntos.

Compartilhe esta notícia

  • A Escola de Terapeutas Olinda Guedes

    A Escola de Terapeutas é uma iniciativa que busca munir de ferramentas e processos testados e comprovados, os terapeutas que estão em formação. Possibilitando assim que esses terapeutas possam cada vez mais e melhor cuidar do ser, ajudando a humanidade alcançar a felicidade e paz que todos buscam, mas que nem sempre sabem onde encontrar.

Contato

41 9 9919 7071

Siga-nos