Como a Constelação Familiar pode mudar a sua vida?

Constelação Familiar: O que é? Quais os benefícios? Quem pode ser um constelador? Entenda como esse método terapêutico pode trazer soluções surpreendentes e mudar a vida em pouco tempo.

Muito provavelmente, em algum momento, você já ouviu falar sobre constelação familiar ou algo relacionado a este assunto. E, inclusive, pode ter conhecido os vários benefícios desta modalidade de terapia. 

Mas, afinal, o que significa? Como ela é feita? Por quem é feita? Saiba tudo a seguir e entenda como ela poderá mudar a sua vida em pouco tempo!

Surgimento da Constelação Familiar

Há quase meio século, o filósofo Bert Hellinger decidiu aprofundar-se em algumas teorias acerca do desenvolvimento humano, com o intuito de conhecer as principais correntes e entender como se dá o funcionamento do comportamento humano.

Após estudar muito e observar uma série de indivíduos, ele percebeu que existe uma forte ligação com a história dos antepassados, e assim, há uma repetição de padrões e comportamentos.

A partir do entendimento desses padrões, seria possível encontrar soluções para uma série de conflitos – pessoais, familiares, conjugais, profissionais, etc.

Como é feita a Constelação Familiar?

Pode-se dizer que a constelação familiar consiste em uma “encenação” de determinado contexto, em que os atores representam a história de vida de um determinado indivíduo ou família.

A partir do conhecimento de padrões familiares e comportamentos dos antepassados, os quais ficam registrados na memória genética, o terapeuta consegue “desenhar” a história e reproduzi-la, para que o indivíduo interessado consiga entender todas as suas bases e de onde vêm suas atitudes, mágoas, rancores, comportamentos, e muito mais.

Quem pode buscar a Constelação Familiar?

Como você pode perceber, a Constelação Familiar é um processo complexo para a resolução de conflitos, que permite conhecer a dinâmica sistêmica da vida do indivíduo, com base em suas histórias.

Por exemplo, se o paciente possui um comportamento compulsivo, pode-se investigar o seu histórico familiar. Provavelmente, serão encontrados fatores desencadeantes desta compulsão.

Caso se trate de uma compulsão alimentar que leva a obesidade, pode ser que no passado, alguma das gerações tenha passado fome.

Ou ainda, em casos jurídicos, já é empregada a Constelação Familiar em audiências, para que os envolvidos na causa ajuizada consigam enxergar a sua situação, entender de onde surgem seus comportamentos e perceber como chegar à boa solução.

Sendo assim, pode-se dizer que a Constelação Familiar é recomendada para todos os indivíduos que desejam conhecer melhor a si mesmos e a sua própria história.

 

Quem é o profissional capacitado para aplicar o método da Constelação Familiar?

Como se trata de um processo complexo, que exige entendimento da situação, imparcialidade para a resolução dos conflitos, bem como muita técnica para executar a Constelação de forma adequada, deve-se buscar por um profissional qualificado.

Pensando nisso, opte por aqueles que possuem diversas capacitações no assunto, que estudam com os melhores e mais experientes profissionais e sejam terapeutas realmente qualificados.

Ainda, se você se interessou pelo tema, saiba que também é possível investir seu tempo e conhecimento para estudar mais sobre Constelação Familiar e se tornar um terapeuta. Com isso, você terá a incrível oportunidade de resolver conflitos e restabelecer laços familiares – ajudando milhares de pessoas com tal trabalho.

Se ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto, podemos te ajudar!

Conheça nosso plano de curso, em 10 módulos presenciais: 
http://bit.ly/FormConst-OlindaGuedes-PLANO-DE-CURSO

 

Compartilhe esta notícia

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

 
 
 
  • A Escola de Terapeutas Olinda Guedes

    A Escola de Terapeutas é uma iniciativa que busca munir de ferramentas e processos testados e comprovados, os terapeutas que estão em formação. Possibilitando assim que esses terapeutas possam cada vez mais e melhor cuidar do ser, ajudando a humanidade alcançar a felicidade e paz que todos buscam, mas que nem sempre sabem onde encontrar.

Contato

41 9 9919 7071

Siga-nos