O que é a Memória do Futuro?

O que será do dia de amanhã? Acontecerá algo que poderá quebrar a rotina e todos os planos criados por nós, nos dias de hoje?
 
A todo tempo, somos movidos por estas e outras dúvidas acerca do que está por vir, e com isso, somos tomados por uma onda de ansiedade, medo, e em alguns casos até mesmo pela angústia.

E para finalizar – ou melhor, iniciar o questionamento, que tal pararmos para pensar de onde surgem todos estes pensamentos sobre o que irá conhecer? Como podem brotar tantas ideias distintas?

A seguir, saiba e isso e muito mais!

O que é uma memória?

Pelo senso comum, a memória é entendida como um fato que ocorreu no passado, e pode ser recontada no presente. 

Mas, na realidade, a memória vai muito além. Não somos capazes de nos lembrar, com riqueza de detalhes, de uma lembrança que temos da nossa infância, por exemplo.

Com isso, a memória vai além do que de fato ocorreu, e acaba por preencher algumas “lacunas” do conto com emoções e também com a criatividade daquele momento.

Sendo assim, na maioria dos casos, pode-se dizer que a memória é não só uma reflexão acerca do passado, como também um reflexo do que se vive, sente e pensa no momento presente.

Memória do futuro: uma nova perspectiva

Se nossas memórias são frutos não apenas do que vivemos, como também daquilo que somos capazes de criar e fantasiar, por que não podemos ter memórias do futuro?

O conceito foi levantado pela primeira vez na Inglaterra, pelo psicanalista Wilfred Bion, que levantou uma problemática muito semelhante ao que lhe trouxemos neste artigo.

Ele acreditava que como as memórias possuíam um “ingrediente” da imaginação, era totalmente possível criar uma memória do futuro.

Ao invés dos fatos do passado, na construção da memória do que está por vir, têm-se as expectativas que criamos sobre os fatos. As lacunas novamente serão fruto da imaginação e criatividade de cada um.

O que a Memória do Futuro pode dizer?

Apesar de ser um campo ainda em fase de estudo e desenvolvimento, já se sabe que a memória do futuro pode ser utilizada como meio para a resolução de conflitos internos e também daqueles que o indivíduo estabelece com o meio.

Através da construção de memórias saudáveis, excelentes resultados podem ser alcançados, através de algumas “ferramentas”, como:

Motivação para a conquista de seus objetivos;
Superação pessoal diante das dificuldades;
Possibilidade de sonhar alto, afinal, trata-se apenas de uma memória;
Maior realização pessoal;
Crescimento progressivo;

Como aplicar a Memória do Futuro em sua vida?

Você deve estar se perguntando como isso é possível, certo?

Bom, a tarefa é muito mais simples do que imagina, e não temos dúvidas de que através dela você terá um futuro brilhante pela frente.

Para que tudo possa acontecer, é preciso criar memórias do futuro que codizam com seus sonhos e maiores objetivos, e assim, eles estarão cada vez mais perto de acontecem.

Para “facilitar” o processo e obter melhor orientação, consulte um coach que tenha conhecimento e especialização na área, e não perca esta oportunidade de ir além!

 

Compartilhe esta notícia

  • A Escola de Terapeutas Olinda Guedes

    A Escola de Terapeutas é uma iniciativa que busca munir de ferramentas e processos testados e comprovados, os terapeutas que estão em formação. Possibilitando assim que esses terapeutas possam cada vez mais e melhor cuidar do ser, ajudando a humanidade alcançar a felicidade e paz que todos buscam, mas que nem sempre sabem onde encontrar.

Contato

41 9 9919 7071

Siga-nos