O que é cura de trauma? Tudo que você precisa saber!

A palavra trauma significa lesão ou ferida, e é frequentemente empregada para referir-se tanto aos danos físicos ou mesmo psicológicos causados a um indivíduo.

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já precisou enfrentar alguma dificuldade ou passou por um momento difícil, e hoje se lembra de tal fase como um “trauma”, não é?

A seguir, saiba tudo sobre o assunto, e entenda como é possível curar-se de seus traumas do passado.

O que é a Cura de Trauma?

Embora se trate de um processo extremamente complexo, todas as pessoas podem curar-se de seus traumas, desde que estejam dispostas a enfrentar um processo de mudança.

Para que isso seja possível, torna-se necessário passar por algumas etapas, as quais serão descritas com mais detalhes a seguir:

1) Compreensão

Primeiramente, é preciso diferenciar o conhecimento da compreensão. Conhecer seria simplesmente saber na íntegra o que aconteceu, enquanto o segundo vai muito mais além, no sentido de compreender o mal que aquele trauma teve sobre a realidade.

A partir do momento em que se compreende a causa de um trauma e o seu impacto sobre a realidade, torna-se possível dar novos passos em busca da cura – e é exatamente nestes pontos que desejamos te ajudar!

2) Ser capaz de assumir

Por mais que o trauma tenha sido causado por outra pessoa, o sofrimento só ocorre quando assumimos uma posição de vítima e buscamos culpados para tudo que acontece de mal.

Mas, depois de compreendermos uma situação, só seremos capazes de nos curarmos dela quando formos capazes de assumir tudo que está acontecendo.

E, mais que isso, é preciso assumir o controle da situação, e obviamente, sobre a sua própria vida.

3) Buscar o perdão

Independente da causa do trauma e seu culpado é preciso perdoar. Quando este foi devido à atitude de outra pessoa, é preciso perdoá-la.

O perdão vai muito além de palavras. Ele consiste na atitude de colocar-se no lugar de outra pessoa e reconhecê-la como um ser humano, que assim como qualquer outros, erra e têm infinitos defeitos.

Depois disso, é preciso também se perdoar e retirar de si qualquer sentimento de culpa ou inferioridade. Também, perdoe-se pela posição de vítima que ocupou por tanto tempo.

Livre-se de todas estas energias negativas que estavam te rodeando.

4) Recupere-se

Agora, é preciso dar um novo passo em sua vida, desta vez, livre do trauma. Suas escolhas e atitudes não podem mais ser pautadas nem justificas no mal que lhe ocorreu há um tempo.

Se o seu trauma foi de um relacionamento antigo, envolva-se com novas pessoas sem ter medo que o novo trauma ocorra. Perdoe quem te decepcionou.

Caso se trate de uma situação familiar, passe a abraçar sua família sem pensar no mal que isso já lhe causou algum dia, e busque sempre o perdão.

Mas, como isso é possível?

Embora este seja um texto curto e simples, você deve estar imaginando que a cura do trauma não é um processo rápido e fácil como parece, não é?

E, realmente, trata-se de uma tarefa extremamente complexa. Mas, a notícia boa é que se você chegou até este momento da leitura, é porque já deu um grande passo.

A cura do trauma só será possível quando se tiver o apoio emocional necessário, e para isso, nada melhor que contar com um terapeuta experiente no assunto. Ele será o responsável por indicar a melhor terapia e irá lhe direcionar para a cura completa!

 

Compartilhe esta notícia

  • A Escola de Terapeutas Olinda Guedes

    A Escola de Terapeutas é uma iniciativa que busca munir de ferramentas e processos testados e comprovados, os terapeutas que estão em formação. Possibilitando assim que esses terapeutas possam cada vez mais e melhor cuidar do ser, ajudando a humanidade alcançar a felicidade e paz que todos buscam, mas que nem sempre sabem onde encontrar.

Contato

41 9 9919 7071

Siga-nos